Em pouco tempo, Sport anunciou a contratação do 4º estrangeiro

O treinador português António Oliveira, recém-contratado pelo Sport, se tornou o quarto estrangeiro a assumir a função em cinco anos. Desde o início do primeiro mandato do presidente Yuri Romão, no final de 2021, o elenco do Leão da Ilha já foi comandado pelo paraguaio Gustavo Florentín, o argentino Mariano Soso e o também lusitano Pepa. 

Além dos três estrangeiros que trabalharam no clube pernambucano, mais cinco técnicos com experiência no futebol nacional também exerceram o cargo no curto período. São eles: Gilmar Dal Pozzo, Lisca, Claudinei Oliveira, Enderson Moreira e Guto Ferreira. 

A diretoria do Rubro-Negro aposta em Oliveira, que salvou o Cuiabá do descenso na temporada de 2023. Na ocasião, o gajo assumiu o Dourado, que ocupava a 18ª colocação, com apenas quatro pontos somados em seis jogos e encerrou o certame na 12ª posição, com 51 tentos conquistados. A equipe do Mato Grosso garantiu vaga na Copa Sul-Americana.   

Veja a trajetória do novo treinador do Sport 

António Oliveira, natural de Lisboa, possui cerca de 12 anos de carreira, contabilizando trabalhos como auxiliar e treinador principal. Como assistente, o gajo esteve no Tractor Sazi, do Irã;  Rudar Velenje, da Eslovênia; Kazma FC, do Kuwait; além do Santos e Athletico Paranaense, aqui no Brasil.    

A sua primeira oportunidade como técnico aconteceu em março de 2021, quando o gajo assumiu o Athletico Paranaense, na disputa do estadual. Na sequência, Oliveira se transferiu para o Benfica B e retornou para fazer sucesso no Cuiabá.   

O novo treinador do Sport, que possui apenas 42 anos, ainda trabalhou no Coritiba, entre dezembro de 2022 e abril de 2023, e teve o seu maior desafio da carreira na curta passagem pelo Corinthians, entre fevereiro e julho de 2024.