Festa torcida: Sport assina acordo que renderá muito dinheiro para o Leão
O Sport tem investido em suas categorias de base nos últimos anos e revelou a venda mais cara do futebol nordestino, o lateral-direito Pedro Lima, que se transferiu para o Wolverhampton, da Premier League, em julho do ano passado, por 10 milhões de euros (equivalente a R$ 61 milhões no período da transação).
O departamento de base do Leão se encontra regularizado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e renovou o Certificado de Clube Formador (CCF) junto à entidade máxima nacional. O Rubro-Negro integra a lista das equipes regulamentadas pelo terceiro ano consecutivo.
O selo de formador foi criado pela CBF em 2012 e confirma que o clube atende aos requisitos técnicos necessários. O Sport ficou três anos fora da lista e retornou ao padrão apenas em 2023, quando a diretoria comandada por Yuri Romão propôs melhorias nas instalações das divisões de base.
Sport desfruta da organização de sua divisão de base
As categorias de base do Sport têm conquistado competições importantes no Brasil e no mundo. No ano de 2024, a equipe Sub-19 conquistou a Mad Cup, da Espanha e a Copa Atlântico, que foi sediada no CT do Retrô. Além do mais, o time Sub-17 tem se classificado às semifinais da Copa do Brasil nas últimas três temporadas.
“A renovação do certificado é fruto de todo o cuidado que temos tido com as categorias de base em nossa gestão. A base é uma prioridade para o Sport e não medimos esforços em darmos as melhores condições de trabalhos para aqueles que a fazem”, comemorou Yuri Romão, presidente do Leão.
Como fruto da boa relação com as divisões formadoras, o Sport utilizou o elenco Sub-20 na disputa das três primeiras rodadas do Campeonato Pernambucano de 2025, encerrando a participação com três empates pelo placar de 1 x 1. Os Meninos da Ilha enfrentaram o Afogados, Decisão e Retrô.