FIFA bate o martelo e decide retirar título nacional do Sport

O Campeonato Brasileiro de 1987 ainda segue dando assuntos nos dias atuais. A disputa entre Flamengo e Sport persiste e ganhou um novo capítulo recentemente. Próximo da primeira edição do Mundial de Clubes com 32 equipes, a FIFA tem apresentado cada participante em suas redes sociais. Na divulgação do clube rubro-negro carioca, a entidade referiu-se ao time do sudeste como octacampeão nacional. 

Para que o Flamengo seja definido como campeão brasileiro em oito oportunidades, a conquista de 1987 precisa estar inclusa. Nesse cenário, a FIFA entende que o Sport não foi o vencedor da edição mais polêmica do principal campeonato do futebol tupiniquim. 

Justiça brasileira se opõe a FIFA na decisão do campeão de 1987 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino negou um recurso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e sacramentou o Sport como o campeão unânime do Campeonato Brasileiro Série A de 1987. A disputa judicial pela conquista do nacional se estende a muitos anos, em decorrência da forma em que a competição foi organizada.  

No certame, Dino reforçou que o Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região afirmou que as provas apresentadas nos regulamentos das edições do torneio nacional se mostraram duvidosas. Além disso, o ministro ressalta que o STF interpreta que não existem possibilidades de reavaliar novas amostras em recursos extraordinários, focando que a CBF não utiliza normas não constitucionais.  

A entidade nacional, presidida por Ednaldo Rodrigues, sentia o desejo de reconhecer o Sport e o Flamengo como campeões do Brasileirão de 1987. A polêmica persiste até os dias atuais e o clube pernambucano criou uma certa rivalidade com os cariocas.