R$ 200 milhões: Cria do Sport se tornou a contratação mais cara de clube inglês
O meio-campista Joelinton, revelado nas categorias de base do Sport, foi contratado pelo Newcastle, em julho de 2019, por 40 milhões de libras (equivalente a R$ 200 milhões, no período do negócio). O atleta brasileiro se tornou a compra mais cara da história do clube, na ocasião.
O jogador atuava como centroavante e vinha de quatro temporadas de destaque em passagens pelo Rapid Viena, da Áustria e Hoffenheim, da Alemanha. Joelinton marcou 21 gols pelo clube austríaco e balançou as redes de rivais alemães em 21 oportunidades.
Atuando como atacante, o cria das divisões formadoras do Leão da Ilha não conseguiu manter o bom futebol e foi recuado para atuar como volante, com a chegada do treinador Eddie Howie, na temporada 2021-2022. A transição de posição também rendeu a mudança de número da camisa do 9 para o 7.
Revelado pelo Sport comenta o peso de vestir a camisa 9 do Newcastle
Em participação no “Encontros Premier League”, série documentária produzida pela ESPN Brasil e transmitida no streaming Disney Plus, Joelinton considera que utilizar a camisa 9 do Newcastle foi a maior pressão em sua chegada no clube na temporada 2019-2020. O brasileiro revelou que o peso de ter sido a maior contratação da história dos Magpies não teve influência em seu desenvolvimento.
“Eu não penso que o valor (da compra) interferiu (no desempenho)… Eu acho que o peso de carregar a camisa 9, que é muito pesada nesse clube, sim… Tem a tradição do Alan Shearer… Sobre os valores, a gente vê no futebol os valores astronômicos. Então, eu não tenho culpa por ter custado esse preço. Foram os clubes (que negociaram o custo). Então, em termos de valor, isso nunca me atrapalhou”, disse o jogador revelado nas categorias de base do Sport.