Torcida do Sport recebeu informação impactante sobre o Brasileirão de 87
O Campeonato Brasileiro de 1987 é considerado o mais polêmico da história do futebol nacional e até hoje as torcidas de Sport e Flamengo debatem sobre a confirmação do vencedor da edição. Recentemente, em participação no programa “Galvão e Amigos” da Band TV, o treinador do clube de Recife no período, Emerson Leão falou sobre o assunto.
O ex-técnico de 75 anos revelou que o clube carioca se negou a participar do cruzamento dos módulos do campeonato e o time pernambucano decidiu a competição com outra equipe. “Na hora de cruzar, o Flamengo se recusou. Com essa recusa, o Sport voltou a decidir com o Guarani.
Na grande final, as equipes empataram por 1 x 1, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, no dia 30 de janeiro de 1988 e o Sport superou o adversário por 1 x 0, na Ilha do Retiro, no dia 7 de fevereiro, com gol marcado pelo zagueiro Marco Antônio.
Relembre a polêmica do Brasileiro de 1987, vencido pelo Sport
A edição de 1987 do Campeonato Brasileiro foi ameaçada, após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ter revelado que enfrentava problemas financeiros e não podia organizar a competição. No entanto, o Clube dos 13, união de Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro e Bahia, criaram a Copa União.
Com o sucesso da competição organizada pelo grupo dos 13 clubes mais populares do país, na ocasião, a entidade máxima do futebol brasileiro montou um campeonato paralelo e sugeriu o cruzamento dos primeiros colocados de cada chave. Os membros da Copa União compunham o Módulo Verde, enquanto os participantes do torneio da CBF disputavam o Módulo Amarelo.
Flamengo e Internacional, campeão e vice do Módulo Verde, respectivamente, se recusaram a enfrentar Sport e Guarani, os dois melhores do grupo oposto e a federação declarou as equipes do Módulo Amarelo como os finalistas nacionais.